O que é um condo-hotel?

     Um bom condo-hotel tem as mesmas características de um bom hotel: apresenta desempenho mercadológico melhor que os demais hotéis da região e entrega bons resultados financeiros aos seus adquirentes. Um condo-hotel é aprovado pelos órgãos públicos como um hotel, mas é estruturado legalmente sob a forma de condomínio, sendo que seus quartos são “unidades autônomas” vendidas de forma individual a diferentes compradores. Todos são, obrigatoriamente, incluídos no pool de locação, que é administrado de maneira integral por uma empresa hoteleira.
     Esse tipo de empreendimento não permite o uso do quarto para moradia do condômino ou outro uso que não seja o hoteleiro, exclusivamente. Muitos hotéis pelo Brasil são estruturados como condo-hotéis, como o F1, São João e o Holiday Inn do Anhembi, ambos na cidade de São Paulo.
     Um condo-hotel é diferente de um flat ou apart-hotel. No caso do flat e também do apart-hotel, o proprietário pode residir ou locar sua unidade de forma independente, mas não concorrente com a exploração hoteleira, o que poderá levar a um conflito de interesses entre residentes e poolistas e tornar o produto menos adequado àqueles proprietários que têm foco na renda.
     Os valores de um condo-hotel não podem ser comparados com o metro quadrado de uma sala comercial ou residencial, pois os condo-hotéis contam com uma grande área comum que serve de apoio para a operação hoteleira. O importante é analisar a perspectiva de renda comparada com o preço total do quarto, não pelo metro quadrado.